Front-end, Back-end e Full stack: O que são?

Mas ele apenas guarda, ele não faz nenhum processamento dessas informações. O Back-end a gente não consegue ver, mas ele é a camada principal do software. Ele é o responsável em processar os dados e executar as ações que o software se propõe a fazer. Dessa forma, se o seu desejo é ser um profissional Front End ou Back End invista nos Bootcamp de programação: o que é e quais habilidades você – não – precisa ter! cursos oferecidos pela Estácio. Outra possibilidade existente para mobile é desenvolver um site e instalá-lo como aplicativo através do Phonegap ou Apache Cordova, e, mais recentemente, através das PWAs. Contudo, você poderá obter melhores remunerações caso busque por novas qualificações e cursos,  visando uma atualização constante.

Da mesma forma, o front-end e o back-end do aplicativo precisam ser projetados de forma coesa para obter os melhores resultados. Às vezes chamado de lado do servidor, o back-end do aplicativo gerencia a funcionalidade geral do seu aplicativo web. Quando o usuário interage com o front-end, a interação envia uma solicitação para o back-end no formato HTTP. O JavaScript pode acionar alterações em uma página https://www.folhapatoense.com/2023/12/27/bootcamp-de-programacao-sua-carreira-e-na-tecnologia-nao-na-matematica/ e exibir novas informações. Isso significa que o front-end pode lidar com interações (ou solicitações) básicas do usuário, como exibir um calendário ou verificar se uma pessoa inseriu um endereço de e-mail válido. Um curso especializado de desenvolvimento pode ajudar a decidir para qual lado sua personalidade pende mais, afinal, você poderá ver na prática um pouco de cada tecnologia e suas aplicações.

Front-end: a parte visual de um sistema

O front-end se concentra na interface do usuário, interações visíveis e experiência do cliente. Enquanto o back-end lida com a funcionalidade, o front-end trabalha na apresentação e usabilidade. No desenvolvimento web, chamamos de front-end a parte responsável por aspectos visíveis e interativos de uma página web, da parte de quem o acessa (cliente). Para quem está acessando uma página, é tudo aquilo que ela vê e manipula — como recursos gráficos, elementos de uma interface e até mesmo parte da lógica de programação do site. Em projetos de software, por exemplo, a arquitetura modelo-visão-controlador fornece o -end e o back-end para o banco de dados, o usuário e para os componentes de processamento. A separação de sistemas de software em front-end e back-end simplifica o desenvolvimento e separa a manutenção.

  • Também é importante saber como usar ferramentas de design, teste e depuração, e estar por dentro das tendências e boas práticas do mercado.
  • Se pensar que precisa conhecê-los a fundo para gerir o Marketing Digital aplicado no seu site, tampouco se preocupe.
  • Portanto, para quem está iniciando a carreira de desenvolvimento, explorar conceitos de ambas as áreas pode ajudar a criar uma base mais ampla de conhecimento e possibilidade de desenvolvimento.
  • Contudo, isso não significa que seja uma área exclusiva para iniciantes, pois ela também apresenta a possibilidade de oferecer oportunidades robustas para experientes.
  • Trata-se de uma área muito importante e dinâmica da programação web, pois é o que determina a experiência do usuário e a sua satisfação com o site.

O termo front-end se refere à interface gráfica do usuário (GUI) com a qual as pessoas interagem, como menus de navegação, elementos de design, botões, imagens e gráficos. Em termos técnicos, uma página ou tela que o usuário vê com vários componentes da interface do usuário é chamada de modelo de objeto de documento (DOM). O front-end é o que seus usuários veem e inclui elementos visuais, como botões, caixas de seleção, gráficos e mensagens de texto. O back-end consiste nos dados e na infraestrutura que fazem sua aplicação funcionar. Podemos dizer que o front-end está ligado à parte visual de uma aplicação — geralmente um site —, porém também podemos considerar uma pessoa desenvolvedora de apps como uma de front-end. Quem exerce esse trabalho não deve apenas lidar com códigos, mas também precisa ter noções gráficas.

O que um(a) programador(a) front-end precisa saber?

CSS é uma linguagem de design simples com a intenção de simplificar o processo de tornar as páginas da web mais apresentáveis. PHP, acrônimo para Hypertext Preprocessor, é uma linguagem de script server-side amplamente utilizada. Especialmente conhecida por sua integração fácil com HTML, PHP é uma escolha popular para o desenvolvimento web dinâmico, manipulação de formulários e interações com bancos de dados.

  • O termo front-end se refere à interface gráfica do usuário (GUI) com a qual as pessoas interagem, como menus de navegação, elementos de design, botões, imagens e gráficos.
  • Python é uma linguagem de programação de alto nível, interpretada, orientada a objetos e muito utilizada em desenvolvimento de software, ciência de dados, inteligência artificial e aprendizado de máquina.
  • JavaScript é uma linguagem de programação usada para provocar a interação do usuário junto a um site ou aplicativo.
  • Um desenvolvedor backend precisa ter habilidades em linguagens de programação como Python, Java ou PHP, experiência em banco de dados e conhecimento em APIs.
  • Em todas as áreas de conhecimento, uma pessoa com conhecimentos de front e back pode ser útil.

Bir yanıt yazın

Your email address will not be published.

You may use these <abbr title="HyperText Markup Language">HTML</abbr> tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Hemen ara
×